Como você trabalha?
Aí você decide que quer empreender no artesanato e surge aquela dúvida: trabalhar com encomendas ou com peças a pronta entrega? Qual vai gerar mais lucro? Será que encomenda é prejuízo? Claro que tudo depende do tipo de trabalho artesanal que você produz, mas vou citar aqui alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração.
Trabalhar com pronta entrega pode gerar retorno mais rápido, no caso de ter os produtos expostos para vendas em feiras, em lojas através de parcerias ou mesmo divulgando nas redes sociais. Você pode disponibilizar o mesmo produto em várias estampas, por exemplo, o que fará seu cliente comprar o que mais o agradar, já que ele teve opções de escolha. Porém, a partir dos produtos à pronta entrega também podem surgir as encomendas. Um mesmo cliente pode querer encomendar o produto em quantidade, assim como pode querer uma peça personalizada. Ops... é nessa hora que se deve ter cuidado, pois personalizar a encomenda pode gerar mais tempo de trabalho ou te fazer adquirir, por exemplo, um tecido com uma estampa que não tem nada a ver com suas linhas de produtos e/ou seu estilo. Nesse caso a encomenda pode se tornar um prejuízo, já que você terá um gasto numa matéria prima que será utilizada somente para aquele cliente em específico. Portanto, quando você precisar personalizar seu produto não se esqueça de calcular um preço diferenciado.
Ah, então pronta entrega é a melhor opção? Nem sempre. Também há o risco de não vender o produto e ficar com a peça ‘’encalhada’’. Aliás, nada de deixar aquele produto que não vendeu lá parado. Liquide e ofereça novas coleções e opções sempre!
Definir se a melhor opção é trabalhar com encomendas ou pronta entrega será uma escolha individual. Cada um precisará descobrir na prática qual a melhor forma de vender. Na minha opinião uma forma complementa a outra e juntas podem te gerar lucro. E você, já descobriu qual a melhor forma de vender?
Escrito por Carol Buselli em 26/07/2021
Instagram: @carolbuselli